O “BRILHE – I Festival Internacional de Circo Drag” surge para juntar, dar visibilidade e fortalecer artistas que circulam entre essas duas artes: a arte drag e a arte circense. Idealizado por Be Zilberman (Lyra D. Lírio) e Dani Barros (Allan King), ambas pessoas não-binárias, uma das preocupações é garantir que o festival seja diverso e inclusivo

A arte drag é uma arte muito plural, que engloba diversos outros tipos de arte. No Brasil, está começando um movimento de drag queens, kings e queers que utilizam a linguagem do circo em suas performances. Concomitantemente, existe uma crescente reivindicação por parte de pessoas LGBTQIA+ por espaço dentro do ambiente circense.

O festival BRILHE busca unir artistas com esse mesmo objetivo, para que possa ocorrer troca de conhecimento, divulgação dos trabalhos e formação de uma rede de artistas. O formato online permite a participação de pessoas independente de seu local de origem, o que facilita os encontros entre pessoas com o mesmo interesse, que muitas vezes encontram-se isoladas em suas cidades, estados ou países, favorecendo a formação e uma comunidade drag circense brasileira e, possivelmente, latino-americana e mundial.

Ao longo dos 9 dias de festival, que acontece do dia 17 ao dia 25 de abril, será disponibilizada gratuitamente uma programação variada, com oficinas diversas desde técnicas circenses, passando por maquiagem e montação, até criação de performance. Com rodas de conversa sobre a comunidade LGBTQIA+ no circo e mesas virtuais de debates voltadas para as técnicas e recursos do universo Drag (seja King, Queen ou Queer) e circense, serão trazidos também especialistas e debatedoras/es da temática LGBTQIA+ e seus temas transversais com o universo circense. Aos finais de semana, acontecerão as noites de apresentações artísticas no formato de Show Digital, com artistas que exploram essas artes. O Festival irá acontecer via plataforma Zoom e Youtube.

O festival é totalmente gratuito, e as inscrições podem ser feitas através do site brilhecircodrag.com.

Compartilhar

Deixe um comentário