Sempre acreditei que o turismo LGBTQIA+ fosse muito importante para nossa comunidade, em dois aspectos, o primeiro é porque nos apresenta como consumidores de turismo, do avião, ao hotel, ao cruzeiro, restaurante, enfim, aquele turista que deseja o mesmo serviço e respeito, com alguns pequenos “toques” que gostamos em viagem. O segundo aspecto diz respeito às várias empresas interessadas em nos receber, em oferecer seus serviços e desejar uma viagem segura e que seja uma ótima lembrança.
O que vemos hoje é uma união muito expressiva em busca para atender ao consumidor lgbtqia+. E no Brasil tivemos um momento muito triste, mas ao mesmo tempo muito forte. Uma personagem tomou corpo e passou a representar muitas mães brasileiras, mesmo tendo um ator homem. Da. Ermínia despertou através das engraçadas e verdadeiras diretas, como uma mãe de LGBT pode ajudar e apoiar. E isso se espalhou em todos os lares, trazendo harmonia e a importância do apoio e acolhimento da família. Obrigado Paulo Gustavo, sua força está em nossos corações e mentes.
E tudo isso irá refletir no turismo LGBTQIA+. Mais do que nunca estivemos fora do armário. As empresas poderão oferecer seus produtos de forma mais ampla, para toda a sociedade. Porque o turista LGBTQIA+ também tem família e gostam de viajar em conjunto. Várias pesquisas mostram que os LGBTQIA+ adoram viajar em grupo, ter uma finalidade na viagem, que pode ser um grande evento de música, um cruzeiro exclusivo, uma Parada do Orgulho. E sempre lembrando que somos uma ´corte transversal´ de nossa sociedade.
Minha intenção nessa coluna será trazer algumas sugestões de destinos e passeios bacanas para todos fazerem sozinhos, acompanhados, românticos e até corporativos. Esse é um momento duro para o turismo no Brasil e no mundo, e claro isso reflete nos turistas LGBTQIA+ que estão aguardando as aberturas de fronteiras e quais serão as possibilidades de viagem. Aqui as sugestões começam com viagens curtas e rápidas em relação à sua residência, lembrando que estamos em maio e as curvas de disseminação da covid ainda são altas e isso faz com que as dúvidas de viagens fiquem em evidência. Assim, temos que acreditar nas vacinas e falar de viagem no futuro próximo, ou mesmo se programar para 2022.
O turista LGBTQIA+ é um reflexo de nossa sociedade, iremos encontrar em todos os níveis financeiros e sociais. Desde viajar de ônibus até curtir um cruzeiro, encontraremos os que irão preferir uma linda praia em Fernando de Noronha, as cidades históricas mineiras, um safári na África ou um cruzeiro na Grécia. Talvez o show da Beyoncé. E ainda teremos os esportistas que vivem atrás dos eventos como as maratonas e outras competições. Iremos encontrar os turistas que gostam mais de cultura, gastronomia e os que irão buscar os destinos de festas e eventos.
No mês das mães temos que lembrar das famílias LGBTQIA+, que no Brasil tem aumentado muito sua participação entre filhos adotados e gestados. Só em termos de casamentos chegamos a mais de 80 mil e continuamos contando os apaixonados. Outro segmento de turistas, faixa onde eu faço parte, são os 60+, os sêniores. Turistas mais viajados que buscam novidades na indústria de viagens, buscando novos destinos, experiências possíveis de acordo com a idade e vigor de cada viajante.
Nesse ano e meio ficamos sem eventos presenciais, até a Parada Mundial LGBTIA+ foi virtual e cobriu durante mais de 24 horas toda a Terra, incluindo os países onde não somos bem vindos como turistas LGBT+. Vale ressaltar que as Paradas do Orgulho LGBT+ são com certeza um grande motivo para viajar e conhecer novas fronteiras, é um momento muito especial nas cidades. A primeira a voltar em 2021, será realizada de forma física e na linda cidade de Copenhagen em agosto. São dois eventos muito importantes: o World Pride, que acontece a cada dois anos e o Eurogames com vários times europeus de diversos esportes. A princípio está aberto para quem puder ir, mas terá uma força dos residentes na Dinamarca e Escandinávia como os mais próximos. Importante é manter acesa a chama da comunidade LGBT+ e os lindos destinos que nos esperam.
No Brasil os destinos são diversos e valem a pena conferir. Coloque no seu planejamento locais inéditos, lugares que dão as boas-vindas para nós como as lindas praias e hotéis de Pipa, no Rio Grande do Norte, em Porto de Galinha, no Jalapão, Amazonas ou Bonito. Em breve nossas grandes cidades São Paulo, Rio e Belo Horizonte em breve abrirão seus lindos destinos para nós desfrutarmos de suas diferentes experiências, gastronomia, cultura e se possível em breve os grandes shows, a vida noturna como gostamos de viver. Na torcida para que a vacinação avance e faça o Brasil voltar a viajar com alegria e segurança.