O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids Santa Cruz, do Estado de São Paulo (CRT/SP), vinculado à Casa da Pesquisa, está recrutando voluntários da comunidade LGBTQIA+ para um novo estudo internacional sobre a PrEP injetável. Batizado de PURPOSE2, o estudo tem como objetivo comprovar a eficácia e segurança do Lenacapavir, uma nova modalidade de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, de aplicação subcutânea a cada seis meses.

A pesquisa incluirá cerca de 3 mil voluntários e os países participantes são a África do Sul, o Peru, os Estados Unidos e o Brasil. O CRT/SP recruta 92 pessoas e as inscrições realizadas neste link.

“As pessoas que desejam participar do projeto precisam ter o interesse principal de colaborar com a ciência porque se trata de um estudo clínico. Fazemos a triagem considerando nosso perfil alvo para assegurar os resultados”

Vinicíus Francisco, coordenador de Educação Comunitária da Casa da Pesquisa.

O perfil procurado pelo estudo clínico inclui pessoas da comunidade LGBT+ e, em especial, que fazem sexo anal de forma receptiva, os chamados passivos.

“O ‘passivo’, como popularmente chamado, tem mais chance de se infectar com o vírus do HIV do que o insertivo (o ‘ativo’), porque o primeiro recebe o esperma dentro do reto, o que produz um cenário de exposição ao vírus muito maior”, explica José Valdez Madruga, médico infectologista da Casa da Pesquisa, que participa do estudo clínico. Segundo Madruga, o “ativo” não recebe nenhum material dentro de si, mas sim “apenas na parte exterior, que seria a pele do pênis – o que produz uma chance muito menor de infecção”.

O estudo tem como foco entender a capacidade de eficácia do Lenacapavir, este medicamento não é o primeiro injetável autorizado para ser utilizado como PrEP. Há uma outra medicação, já aprovada, chamada Cabotegravir, aplicada de dois em dois meses. Madruga explica que nos estudos do Cabotegravir, cerca de 2% dos voluntários desistiram porque sentiram dores no local de aplicação. Dessa forma, o PURPOSE2, que envolve o Truvada e o Lenacapavir, visa trazer mais opções às pessoas que desejam utilizar a medicação para se prevenir. 

Confira a lista completa do perfil de procurados

Homens cisgêneros que praticam sexo na modalidade “passivo” com homens cisgêneros e/ou pessoas transgêneros que tenham pênis;

Idade a partir de 18 anos sem limite máximo;

Não ter realizado teste de HIV nos últimos 3 meses;

Não ter utilizado PrEP nos últimos 3 meses.

Compartilhar

Deixe um comentário