A Academia Latina de Gravação decidiu criar duas novas categorias inédita para o Latin Grammy. Elas contemplam sobretudo a música de Língua Portuguesa e funções até então relegadas aos bastidores, como a de composição.
Passam a entregar em novembro deste ano, na cerimônia, Melhor Interpretação de Música Urbana em Português, Melhor Canção de Cantor/Compositor e Melhor Compositor do Ano.
Está prevista ainda uma nova área e alterações no Processo de Premiação do Latin Grammy. No caso de Melhor Compositor do Ano, categoria que reconhece a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções, os compositores devem ter um mínimo de seis canções recém compostas e serem creditados como compositores ou co-autores, e não intérpretes, produtores ou engenheiros.
Já Melhor Canção de Cantor/Compositor premia singles ou faixas que contenham pelo menos 51% de sua letra em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo. Os trabalhos também devem integrar um álbum de cantor ou compositor que concorra na categoria Melhor Álbum de Cantautor naquele mesmo ano.
Quanto à alteração feita na área de Língua Portuguesa, a Academia argumenta que a criação se deve ao fato de reconhecer a enorme quantidade de música urbana feita no Brasil e em Portugal. “Os singles ou faixas podem incluir uma mistura de estilos urbanos com outros gêneros, desde que o caráter urbano predomine”, diz o texto.