O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , sancionou uma lei que protege o direito ao casamento para pessoas LGBTQIAP+ e casais inter-raciais. O texto aprovado no Congresso dia 9 de dezembro, e o líder do Executivo norte-americano informou que assinaria o projeto com “orgulho”.
O casamento LGBT era uma jurisprudência da Suprema Corte dos Estados Unidos válida desde 2015. Contudo, juízes indicados pelo ex-presidente Donald Trump tinham ameaçado derrubar a decisão, seguindo a mesma conduta de anular o direito constitucional ao aborto. Em vista disso, o Congresso decidiu transformar a medida em lei.
“Hoje é um bom dia. Hoje, a América dá mais um passo em direção à igualdade. Rumo à liberdade e à justiça não apenas para alguns, mas para todos”, escreveu Biden no Twitter. “O casamento é uma proposta simples: quem você ama? E você será leal à pessoa que ama? Não é mais complicado do que isso. A Lei do Respeito pelo Casamento reconhece que todos devem ter o direito de responder a essas perguntas por si mesmos”.